Mais 40 respiradores chegaram à Bahia para ampliar a oferta de leitos de UTI no hospital de campanha montado na Arena Fonte Nova, em Salvador. A doação foi feita pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado (Faeb), sindicatos empresariais e empresas e pessoas físicas.

Nas duas últimas semanas, o estado recebeu, já com os que chegaram nesta quarta, 259 equipamentos. Eles foram adquiridos anteriormente e, agora, estão sendo distribuídos para unidades de referência exclusivas para o tratamento da Covid-19, em todas as regiões da Bahia. A entrega oficial dos equipamentos foi realizada por volta das 16h30 desta quarta.

“A rede de relacionamento, logística e recursos financeiros do setor privado auxilia estados e prefeituras sobremaneira. Estes respiradores serão usados em casos graves de infecção pelo novo coronavírus na Bahia”, afirmou Vilas-Boas, em nota.

Com capacidade instalada de 100 leitos de UTI e 140 de enfermaria, o hospital montado na Fonte Nova tem previsão de iniciar as atividades na sexta (5) e vai receber pacientes por meio da Central de Regulação.

As instituições que quiserem fazer doações para o combate ao coronavírus podem procurar o Governo da Bahia, através do site da Sesab. De acordo com o estado, doações de empresas e pessoais podem ser feitas através da Casa Civil, da Secretaria do Planejamento ou da própria Secretaria da Saúde. G1