O Hospital Regional Costa do Cacau, localizado em Ilhéus, no Sul da Bahia, zerou a demanda de cirurgias ortopédicas em pouco mais de 30 dias de funcionamento, tirando da fila pacientes que aguardavam operações há mais de quatro meses. Inaugurada em dezembro de 2017, a unidade de saúde realizou cerca de 180 procedimentos desta modalidade.

 

“A demanda foi zerada. Nós atendemos a todos os casos antigos. Além dos casos que chegam por demanda espontânea, o hospital continua recebendo usuários regulados vindos de outras localidades. A nossa equipe está realizando uma média diária de sete a oito cirurgias”, explica o cirurgião ortopédico Ramon Alves.

 

Incluindo outras especialidades, o número sobe para 800 intervenções cirúrgicas. Um balanço realizado desde a abertura do hospital aponta que as cirurgias ortopédicas com maior incidência foram fratura na tíbia (osso da canela que fica abaixo do joelho), seguida pela osteossíntese da ulna (um dos ossos que formam o antebraço) e fratura transtrocantérica do fêmur (osso localizado na coxa) segundo informações do Bahia Notícias.