O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou este mês, período voltado à campanha Junho Laranja, o IV Simpósio de Atendimento aos Queimados. O evento contou com a participação de equipe multidisciplinar e representantes de 32 municípios circunvizinhos do Recôncavo baiano. O Simpósio teve como principal objetivo promover a educação e a prevenção de queimaduras.
A programação teve início com a exposição do fluxograma necessário para a realização de regulações, com apresentação da enfermeira do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Ana Paula Batista. Em seguida, a enfermeira do SAF, Jamile Apolonia, abordou a temática prevenção de queimaduras e a classificação de queimados. O cirurgião plástico e coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HRSAJ, Joir Oliveira, por sua vez, encerrou o evento com a apresentação das rotinas que envolvem o atendimento ao paciente queimado.
“Somos uma unidade referenciada pelo Ministério da Saúde para o tratamento de queimados; por isso, é de suma importância esse entendimento entre nós, enquanto instituição e também das prefeituras e secretarias municipais parceiras, no que diz respeito ao fluxo e contrafluxo de queimados. É uma troca de informações muito importante para que a gente possa multiplicar esse conhecimento e oferecer o melhor cuidado para esses pacientes que precisam de um atendimento rápido, assertivo e de qualidade”, afirmou Joir Oliveira ao acrescentar que, embora a campanha de prevenção de acidentes por queimaduras seja realizada neste mês através do ‘Junho Laranja’, a prevenção deve ser estimulada o ano inteiro.
A coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal de Conceição do Almeida, Joice Ambrosi, parabenizou a unidade pela promoção do Simpósio. “Foi um evento riquíssimo, no qual tivemos a oportunidade de participar de uma capacitação sobre atendimento inicial ao queimado e, com isso, poderemos multiplicar as informações para os profissionais do nosso município. Sem dúvida, uma iniciativa de grande importância para fortalecer o vínculo e parceria do nosso município com o HRSAJ”, assegurou.
Junho Laranja
Uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a campanha Junho Laranja tem como slogan, neste ano: ‘Não se choque, eletricidade queima’. Conforme Oliveira, a queimadura elétrica ocorre, em sua maioria, em função de acidentes de trabalho e também nas zonas rurais, devido a descargas elétricas.
“As queimaduras são lesões que causam muita morbidade e transtorno para os pacientes, podendo causar muitas sequelas físicas, emocionais e funcionais, com a perda de movimentos. No HRSAJ dispomos de cirurgiões plásticos e equipe multidisciplinar especializada em feridas, além de um centro cirúrgico e ala específica para internamento destes pacientes queimados”, ressaltou o profissional.
Referência estadual, a UTQ do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) funciona 24h por dia, o ano inteiro. A Unidade dispõe de 21 leitos de internação, sala de curativo e de balneoterapia. Em 2022 foram atendidas, na unidade, mais de 200 ocorrências por queimaduras.