O número de pessoas que sofreram acidentes com fogos de artifício e explosões de bombas durante o São João teve redução de 54% na Bahia. As informações são da Secretaria de Saúde do Estado.

De acordo com a Sesab, entre os dias 20 e 24 de junho, foram contabilizados 28 atendimentos nas duas unidades estaduais de saúde que são referência no tratamento de queimados. O número é 54,09% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 61 casos.

Dos 28 atendimentos, 23 foram realizados no Hospital Geral do Estado (HGE): 12 foram vítimas de fogos e 11 de explosão por bombas. Já o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus recebeu cinco pacientes queimados por fogos de artifício.

O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, lembra que, devido à pandemia de Covid-19, muitos municípios, como São Gonçalo e Ilhéus, proibiram a queima de fogos. Ele também destaca as medidas restritivas impostas por decretos e a importância da fiscalização.

“A pandemia de coronavírus fez com que alguns municípios proibissem a venda de fogos de artifício e fogueiras, devido à fumaça. Isto, somado às restrições impostas pelo governo do estado para evitar aglomerações, aliado à fiscalização da Polícia Militar e prefeituras para os que desobedecessem, fez com que tivéssemos essa redução”, afirmou. G1