O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) começou a implantação de Centros de Referência (CRs) em oito cidades baianas: Camacã, Jaguaquara, Campo Formoso, Itatim, Salinas da Margarida, São Desidério, Casa Nova e Monte Santo. Inicialmente, estão sendo ofertadas 1280 vagas em seis Centros de Referência cujas atividades já tiveram início (ver quadro).

Entre os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados, que são de curta duração, estão os de Assistente Administrativo, Preparatório para o ENEM, Produtor Agropecuário, Operador de Computador e Agente de Informações Turísticas. O funcionamento dos Centros de Referência beneficiará a população de cerca de 80 municípios com ações de ensino, pesquisa, extensão, assessoria técnica e capacitação profissional que podem alcançar mais de 200 mil pessoas.

O quadro a seguir reúne informações sobre os cursos que estão sendo inicialmente ofertados por seis dos oito CRs, já em funcionamento. Ainda não há confirmação sobre o início das atividades dos Centros de Referência dos municípios de Casa Nova e Monte Santo, mas a previsão é de que as unidades comecem a funcionar ainda em 2023. O ingresso nos cursos ofertados pelos Centros de Referência do IFBA é feito por meio de processo seletivo cujos editais são divulgados pelas respectivas unidades.

NOVAS VAGAS

“Outras ofertas podem vir a ser avaliadas a partir das ações de interação e prospecção junto às comunidades atendidas pelo território de atuação da unidade”, explica a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFBA, Elis Lopes, ao relatar que em Jaguaquara “foram firmados dois acordos de cooperação técnica: um com a Prefeitura de Itiruçu e outra com a Prefeitura de Jaguaquara”. Segundo a gestora, os dois acordos “visam pactuar parcerias para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em âmbito da unidade do IFBA em Jaguaquara. Ainda de acordo com a pró-reitora, está previsto para o próximo mês de agosto o início das atividades dos Centros de Referência de São Desidério e Salinas da Margarida.

O processo de implantação das unidades de Camacã, Campo Formoso, Itatim, Jaguaquara, Salinas da Margarida e São Desidério contou com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão, recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas ao IFBA pelos deputados federais Elmar Nascimento e Cacá Leão, atualmente secretário de Governo de Salvador.

Os Centros de Referência são destinados à oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, nas modalidades presencial ou a distância, com o objetivo de expandir o atendimento às demandas por formação profissional em todo o território de abrangência do IFBA, que conta atualmente com 22 campi em funcionamento. Já os campi são unidades de ensino voltadas ao exercício das atividades permanentes de ensino, pesquisa aplicada, inovação e extensão, e ao atendimento das demandas específicas nesse âmbito, em sua área de abrangência territorial.

Os 22 campi do Ifba estão localizados nas cidades de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Salvador, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista. Correio da Bahia