O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com 1.440 vagas para cursos superiores em 2019.1, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior poderão escolher um dos 38 cursos ofertados, distribuídos em 15 cidades: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista. No total, a Bahia tem cerca de 15 mil vagas para o Sisu.
Os cursos englobam diversas áreas do conhecimento, desde Engenharias a Arquitetura e Urbanismo, passando pelos cursos tecnológicos. Entre os 38 cursos, há graduações mais antigas e outras que são novas e, portanto, terão suas primeiras turmas, a partir dessa edição do Sisu, como é o caso de Jogos Digitais, em Lauro de Freitas (50 vagas), e Engenharia Mecânica, no campus Jequié (40 vagas).
Já o estudante de Engenharia Mecânica, que também terá vagas para o campus Simões Filho (40), estará preparado para atuar em estudos e projetos de sistemas mecânicos e mecatrônicos, devido à sua formação técnico-científica.
Os estudantes que têm interesse por outros tipos de engenharia podem optar por Engenharia de Alimentos, no campus Barreiras (30); engenharias Industrial Elétrica (30); Industrial Mecânica (30) e Química (30), no campus Salvador; Engenharia civil (40), nos campi Eunápolis e Vitória da Conquista (40); Engenharia Ambiental, em Vitória da Conquista (40); e Engenharia Elétrica, nos campi Paulo Afonso (40) e Vitória da Conquista (50). Além das engenharias, o IFBA também oferta cursos superiores em outras áreas, como Administração (40), Geografia (40) e Eventos (40), no campus Salvador, e Arquitetura e Urbanismo (30), em Barreiras.
Os cursos que aparecem em maior número de campi são: Computação, em Camaçari (30), Jacobina (40), Valença (40), Porto Seguro (35) e Santo Amaro (30); Matemática, em Barreiras (40), Camaçari (40), Salvador (40), Valença (40) e Eunápolis (50); e o Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conhecido como ADS, em Salvador (40), Valença (40), Eunápolis (40) e Irecê (30).