A igreja matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, que no centro da Ilha de Itaparica, será reaberta na segunda-feira (28), após passar por uma reforma. A cerimônia de reinauguração contará com a presença autoridades das áreas de cultura e turismo do Brasil. Uma missa será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 16h, para celebrar o retorno das atividades.

Foram recuperados o altar, o telhado e as imagens do templo, além de ter sido implantada uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção. A reforma, no entanto, manteve as características originais da igreja, que data do ano de 1794, guardando seus elementos antigos.

A cerimônia de reabertura e a missa terão público restrito, para evitar aglomerações e manter o distanciamento necessário por causa da pandemia. Contudo, os fiéis poderão acompanhar a programação pelo canal da paróquia na internet.

História do templo

Construída no final do século XVII, à base de cal, pedra e óleo de baleia, a igreja possui estilo barroco, apesar de, atualmente, notarem também traços do neoclássico. O templo conta com painéis do pintor José Teófilo de Jesus, que reproduziu a ceia e os milagres do Santíssimo.

O padre Manoel Cerqueira Torres foi o responsável pelas obras do templo, inaugurado em 21 de outubro de 1794. Quase 21 anos após a abertura, em 1814, Dom João VI, ainda na condição de príncipe regente de Portugal, deu ao templo o nome de Santíssimo Sacramento de Itaparica, desmembrando a igreja da matriz Nosso Senhor da Vera Cruz.

Importantes momentos da história do Brasil foram protagonizados na igreja, a exemplo da aclamação do imperador Dom Pedro I, que os itaparicanos fizeram em outubro de 1822, com uma celebração do Te Deum (A Ti, Deus!), em agradecimento pela Independência do Brasil que havia sido recém conquistada. Em 1826, a Matriz do Santíssimo Sacramento recebeu a visita de Dom Pedro I, e em 1859, do seu filho , Dom Pedro II. G1