Veículos de comunicação internacionais estão repercutindo a publicação do presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PSL) no Twitter, em que ele compartilhou um vídeo no qual dois homens aparecem em atos obscenos diante de uma multidão. O vídeo foi compartilhado por Bolsonaro nesta última terça-feira (5).

O jornal americano The New York Times definiu a publicação como uma “revolta” do presidente brasileiro diante da cena. O jornal ressaltou ainda que o tuíte tinha o objetivo de criticar o Carnaval e que “muitos conservadores da maior nação latino-americana detestam” as festividades da época, vistas por eles como “pagãs”.

Enquanto isso, a imprensa britânica, nos jornais Daily Mail, The Independent e Daily Mirror, enfatizaram o aspecto explícito do vídeo. O Daily Mail lembrou que Bolsonaro foi alvo de protestos de foliões durante os blocos de Carnaval, e exemplificou o fato relembrando o boneco gigante presente nos desfiles do carnaval de rua de Olinda (PE).

O The Independent destacou a sequência dada à polêmica pelo próprio presidente ao publicar outro tuíte. “O que é golden shower?”, publicou Bolsonaro. Segundo o jornal, “os brasileiros rapidamente condenaram o tuíte de Bolsonaro como algo que não representa o carnaval” e ressaltou que usuários do Twitter têm reportado o vídeo como sendo de conteúdo inapropriado.