A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, 93 anos, segue internada no Incar, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, nesta terça (18). Conforme boletim médico desta manhã, ela apresenta boas respostas aos tratamentos, está lúcida, se alimenta normalmente, entretanto não há previsão de alta. Mãe Stella está na unidade de saúde desde sexta-feira (14), quando deu entrada no hospital para tratar de uma infecção.

 

A Ialorixá atendida na emergência do hospital e internada na Unidade de Tratamento Intenso. No dia seguinte, sábado (15), ela recebeu alta da UTI segundo informou do G1. Maria Stella de Azevedo Santos nasceu no dia 2 de maio de 1925, no Centro Histórico de Salvador. De família católica e seguidora do candomblé, ela foi iniciada aos 14 anos no culto aos orixás.

 

Referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, Mãe Stella foi a primeira Ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves. A ialorixá tem nove livros e foi a primeira mãe de santo a escrever sobre religião. Ela recebeu também o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).