Um incêndio atingiu cerca de 4,5 km de extensão de vegetação no município de Maraú, localizado na região Baixo Sul, desta última terça-feira (02) até esta quarta-feira (03), de acordo com o secretário de Meio Ambiente da cidade, Jorge Robson. O fogo atingiu uma área de preservação ambiental e também de plantação de coqueiros.
O Corpo de Bombeiros da cidade de Ilhéus fez o combate durante todo o dia na terça-feira (02), quando o fogo foi controlado. No entanto, segundo o secretário, o fogo só foi controlado às 9h30 desta quarta-feira (03) e moradores estão no local ainda fazendo o rescaldo das chamas segundo informações do G1.
Ainda não há informações sobre a origem do fogo, que chegou próximo de casas da região. Apesar do perigo, não foi preciso retirar os moradores do local. A maioria dos incêndios no Brasil tem origem na ação humana. A situação pode ainda se agravar em períodos mais secos. Nos anos mais secos e quentes, haverá mais queimadas, pois o fogo se propaga de maneira mais fácil. Em 2010, por exemplo, foi um dos piores anos no passado recente.