O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) teve crescimento de 5,3% em abril deste ano, em comparação com o mês anterior. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

De acordo com a SEI, esta é a segunda taxa positiva registrada pelo indicador neste ano e ajudou a recuperar parte da perda registrada no mês anterior, que foi de 7,4%. Ainda de acordo com a SEI, o mês de abril foi marcado pelo retorno escalonado das atividades econômicas na capital baiana como, por exemplo, reabertura dos shoppings centers, centros comerciais, comércio de rua, academias, igrejas e hotéis.

Com isso, a SEI informa que cinco das seis variáveis que compõem o indicador foram impactadas, com destaque para passageiros de ônibus intermunicipais (15,9%), seguido por consumo de combustível (10,3%), depois passageiros de ônibus urbanos (9,8%), carga portuária (6,0%), e consumo energia elétrica (3,1%).

Por outro lado, o fluxo de passageiros no aeroporto internacional de Salvador (-10,3%) recuou. Segundo dados da SEI, o indicador avançou 39,7% quando comparado com o mês de abril de 2020. No primeiro quadrimestre, acumula uma queda de 4,7%, acumulando nos últimos 12 meses arrefecimento de 23,9%. G1