agencia brasil

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar na última quinta-feira,1, 12 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que recebem mais de um salário mínimo — agora reajustado para R$ 1.412. Para todos os benefícios que superam o piso do INSS, o aumento será de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023, que acumulou alta de 3,71%. O teto dos benefícios pagos pelo INSS em 2024 é de R$ 7.786,01. Os benefícios que superam o salário mínimo serão pagos até 7 de fevereiro. Atualmente, 27,3 milhões de pessoas recebem até um salário mínimo e 12 milhões ganham acima do piso nacional.

Calendário do INSS 2024

O INSS divulgou em dezembro calendário de pagamentos de 2024 para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios como auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada). Os depósitos referentes a janeiro serão feitos até 7 de fevereiro para quem recebe um salário mínimo. Segurados com renda mensal acima do piso terão acesso ao dinheiro a partir de 1º de fevereiro.

Data do pagamento

Para saber a data exata em que o benefício será creditado, basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Para aqueles que recebem o benefício há algum tempo, vale a data habitual.

Como consultar o valor

O aposentado ou pensionista que não tiver internet deve ligar para a Central 135. Lá, informará o número do CPF e alguns dados cadastrais para evitar evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Já quem tem acesso à internet pode ir ao Meu INSS e clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com Android e iOS. Exame