Fotos: Reprodução

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) assumiu a administração da Fortaleza do Morro de São Paulo, no município de Cairu, localizado no baixo sul, nesta última segunda-feira (23). O perímetro, que era de responsabilidade da Secretaria de Turismo do Estadual, foi construído no século XVII e recentemente passou por revitalização.

A passagem da administração do espaço ocorreu durante solenidade, onde também foi concedido tombamento provisório à Fortaleza e ao entorno, constituído pela Praça Aureliano Lima, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, o Portaló e o Farol. Participaram da cerimônia autoridades municipais e estaduais, incluindo o prefeito Fernando Brito, o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, e o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira.

IPAC assume preservação da Fortaleza do Morro de São Paulo, na Bahia — Foto: Tatiana Azeviche/SeturBa

Fortaleza

A Fortaleza do Morro de São Paulo foi construída para evitar aproximação de embarcações inimigas durante o período do Brasil Colônia. Em janeiro de 2018, o patrimônio foi reaberto para visitação após requalificação onde que foram investidos R$ 14,4 milhões com o objetivo de impulsionar o destino turístico da região.

A intervenção foi realizada sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Governo do Estado da Bahia, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de empresários locais. G1

Segunda Praia, Morro de São Paulo — Foto: Márcio Filho/MTUR