EC Bahia

O Bahia enfrenta o Vasco, neste sábado, em São Januário, às 11h (horário de Brasília). Esta será a quarta vez em que a equipe baiana vai jogar durante a manhã no Campeonato Brasileiro. O horário tem trazido bons resultados para o time, mas também gerou críticas do técnico Roger Machado na última entrevista coletiva concedida no clube. Ao lado de Santos e Chapecoense, o Bahia é o time que mais jogou durante manhã até a 17ª rodada do Brasileirão. Equipes como Palmeiras, Fortaleza, Ceará, Cruzeiro, CSA e Avaí, até então, não atuaram neste horário.

– Com relação aos jogos às 11h, não sou contra, desde que todos joguem mesmo o número de jogos neste horário. Se você joga sempre 11h e o outro não joga nenhum, já tem desequilíbrio também. Gera mudança na logística, na estrutura da rotina diária do atleta. Se você joga 11h, quem tem o hábito de dormir e acordar mais tarde não vai conseguir, por causa do jogo, mudar seu ciclo biológico para acordar cedo, às 7h. E se você coloca um café da manhã 7h com massa, carne moída, peixe, ninguém vai comer. Muitas vezes, eu não gostava de tomar café de manhã. Eu tomava um copo de suco e pegava o treino, pelo meu hábito construído – avaliou Roger.

– Na sexta, estamos abrindo mão do treino de manhã, a minha semana acaba amanhã. Pela logística, para que a gente consiga pelo menos chegar lá perto do jogo, imagine sempre poder chegar com, no mínimo, 24h antes. Para que consiga fazer isso, tem que abrir mão do treino na véspera. É prejuízo. Se tem alguma coisa boa, fisiologicamente, é que, na parte da manhã, a gente tem os hormônios anabolizantes todos na corrente sanguínea, pode ser benefício – que é perdido no segundo tempo, com sol na cabeça, no Rio de Janeiro, 40 graus, ou no Nordeste. Outro desequilíbrio – continua Roger Machado.

Quantidade de jogos às 11h por clube

  • Três jogos – Bahia, Santos e Chapecoense
  • Dois jogos – Flamengo, São Paulo, Botafogo, Grêmio, Goiás, Vasco
  • Um jogo – Corinthians, Internacional, Athletico, Fluminense
  • Nenhum jogo – Palmeiras, Fortaleza, Ceará, Cruzeiro, CSA e Avaí

Ainda assim, o Bahiaconquistou cinco dos nove pontos disputados nos jogos às 11h, todos fora de casa. O Tricolor também não sofreu gols.O Bahia ocupa a 8ª posição, com 27 pontos. Já o Vasco é o 15º colocado, com 20.

Jogos do Bahia às 11h

São Paulo 0 x 0 Bahia
Chapecoense 0 x 0 Bahia
Atlético-MG 0 x 1 Bahia Globoesporte