O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta quarta-feira que Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço, será indicado para o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia em seu governo. Pontes é engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em Engenharia de Sistemas pela universidade americana Naval Postgraduate School.

 

Sua primeira experiência na política foi em 2014, quando concorreu a deputado federal em São Paulo pelo PSB, mas não foi eleito. Filiado ao PSL, Marcos Pontes chegou a ser cogitado para compor a chapa como candidato a vice-presidente, mas acabou não sendo escolhido para a vaga. No dia 7, foi eleito segundo suplente do senador eleito Major Olímpio (PSL).

 

Antes de Marcos Pontes, o presidente eleito já havia escolhido outros três componentes do governo federal: o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que comandará a Casa Civil, o general da reserva Augusto Heleno, na pasta da Defesa, e o economista Paulo Guedes, à frente do futuro Ministério da Economia, que será criado a partir da fusão entre os atuais da Fazenda, do Planejamento e da Indústria segundo informações da revista Veja.