O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou em entrevista à TV Bandeirantes nesta segunda-feira (29) que a possibilidade de não concorrer à reeleição depende da aprovação da reforma política pelo Congresso Nacional. “A possibilidade de não concorrer à reeleição é se a gente conseguir fazer um grande acordo para aprovar a reforma política. Não é apenas ‘eu não vou concorrer a reeleição’”, afirmou.
No dia 20 de janeiro, no intervalo das gravações de seu programa eleitoral no Rio, Bolsonaro havia prometido trabalhar pelo fim da reeleição. “O que eu pretendo fazer, tenho conversado com o Parlamento também, é fazer uma excelente reforma política para acabar com o instituto da reeleição, que no caso começa comigo, se eu for eleito”, afirmou na ocasião.
Após a eleição, ele manteve a fala de que está disposto a colaborar com o fim da continuidade do mandato. “Se pudermos colaborar numa boa reforma política eu estou disposto a oferecer não mais a possibilidade da reeleição”, afirmou Bolsonaro. Como deputado federal, Bolsonaro assumiu o primeiro mandato em 1991 e foi reeleito seis vezes para o cargo. Jair Bolsonaro teve 57.797.847 votos segundo dados do Superior Eleitoral.