O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou na terça-feira (27) que o número de ministérios pode chegar a 20.  “O desenho [da Esplanada] está praticamente concluído, acho que a última versão será apresentada por parte do Onyx Lorenzoni [futuro chefe da Casa Civil] e, a partir daí, cada titular da pasta começa a formar o ministério”, afirmou o presidente eleito. Questionado, então, sobre o número de pastas, respondeu.

 

“Não vai chegar a 20 [ministérios], não, tá? É 20 no máximo ali. Porque a gente vai vendo, por uma governabilidade até, não podemos sobrecarregar demais uma pessoa em um ministério. Então, refizemos alguma coisa”, afirmou. Atualmente existem 29 ministérios e, durante a campanha, Bolsonaro havia dito que, se eleito, o número de pastas seria reduzido.

 

Ainda segundo Jair Bolsonaro, a ideia era reduzir à metade o número de ministérios, mas, em razão da “funcionalidade”, algumas pastas não perderão status no próximo governo. No início deste mês, o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, se reuniu com a equipe de transição e afirmou que a economia de gastos da União com a redução de ministérios “não é tão grande” do ponto de vista fiscal segundo informações do G1.