Após surgir como a música mais tocada durante shows de carnaval em todo o Brasil, a canção “Jenifer”, hit do cantor Gabriel Diniz, morto na última semana em um acidente aéreo quando voltava da Bahia para comemorar o aniversário da namorada, teve outro feito importante.

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores, divulgou que a canção foi a única pop atual que apareceu na lista das mais tocadas em bailes, clubes, blocos e demais eventos.

No ranking dominado por marchinhas de carnaval, “Jenifer” apareceu em 17º lugar.  A liderança ficou com “Mamãe eu quero”, que já ocupa esse posto há mais de cinco anos. Além de “Jenifer”, também compõem o top 5 as canções “Atrasadinha”, “Eva”, “Parado no bailão” e “Ô bebê”.

Ao todo, neste mês de maio, foram distribuídos pelo Ecad R$ 21 milhões, sendo estes valores referentes a direitos autorais. Catorze mil artistas foram beneficiados já que tiveram suas composições tocadas no período da folia. Em comparativo com o ano anterior, a quantia distribuída para os artistas aumentou em 30%.