Foto: Eudes Benício/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), conheceu nesta segunda-feira (26), um tratamento para o câncer com terapia celular, chamado de Car-T Cell, em visita à Universidade e ao Hospital das Clínicas de Barcelona, na Espanha.

Acompanhado da comitiva baiana, Jerônimo se reuniu com médicos e pesquisadores do método e iniciou tratativas para que a Bahia possa participar da transferência de tecnologia e da aplicação do tratamento.

Segundo o gestor estadual, a previsão é de que, a partir de março deste ano, um acordo de cooperação técnica seja assinado, em parceria com as universidades estaduais e federais. A terapia Car-T Cell é direcionada especificamente aos chamados cânceres hematológicos, como leucemia, linfomas e mielomas, tipos de maior recorrência.

De acordo com um comunicado do governo estadual, o tratamento usa células de defesa do próprio paciente, os linfócitos T, que são modificadas geneticamente para combater a doença. Após serem alteradas, essas células são chamadas Car-T, por isso o nome do tratamento.

Chefe do setor de terapia celular do hospital, o pesquisador e médico Álvaro Urbano apresentou a pesquisa e destacou os resultados que o tratamento tem apresentado em pacientes com diferentes tipos de cânceres hematológicos. Segundo o médico, a terapia é promissora e aumenta em cerca de 90% as atividades contra o câncer.

O brasileiro Marco Aurélio Salvino, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coordenador de pesquisas com terapia celular no Brasil, acompanha os estudos e aplicação da Car-T Cell na Espanha e afirmou que o tratamento é “a maior revolução contra o câncer hematológico”. G1