O governador Jerônimo Rodrigues oficializou, na manhã desta terça-feira (4), em cerimônia no Farol da Barra, em Salvador, a chegada da BYD na Bahia. Na ocasião foi apresentada, juntamente com a vice-presidente global da companhia, Stella Li, a primeira planta industrial da empresa na América.

Ao apresentar os investimentos do grupo chinês no estado, o governador comemorou o acordo. “Não é qualquer investimento, não é apenas uma fábrica, uma indústria. Estamos falando de um novo modelo, de uma tecnologia sustentável. É uma indústria dirigida pela BYD, de pura tecnologia. É uma marca tão forte, que diariamente são registradas patentes em toda cadeia produtiva de automóveis”, afirmou.

O petista garantiu que a instalação de três unidades fabris, que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processamento de lítio e ferro fosfato, vai aumentar a geração de empregos em Camaçari e região.

“É um momento de geração de empregos e de inclusão. Nós temos a possibilidade de mostrar ao mundo, ao Brasil, junto com o presidente Lula, demarcar um novo espaço, de uma nova era, de tecnologia. Quando a BYD se instala em algum lugar, ela tem empresas parceiras que acompanham, e com a vinda da BYD virão outras empresas, de outros ramos. Vamos trabalhar para isso”, disse.

Por fim, o governador da Bahia revelou que o presidente Lula já garantiu visita no complexo de fábricas. “Lula virá quando a BYD estiver em funcionamento, mas ele está de olho, junto com o ministro Haddad e ministro Rui Costa”. BNews