O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), sugeriu ontem que a violência ocorrida no bairro de Valéria, em Salvador, é por “falta de comando” do governador baiano Rui Costa (PT). Na madrugada de anteontem, os moradores da localidade voltaram a sofrer com tiroteios na região e sem ônibus, porque os rodoviários temem trabalhar na região.

“Quando falta comando e prioridade, a bandidagem toma conta. É o que temos visto na Bahia. O cidadão de bem merece dormir em paz e sentir-se seguro, mas o Governo do Estado não dá essa condição mínima. São 16 anos de recorde de homicídios e manchetes que envergonham a Bahia”, disse Roma, em uma publicação no Twitter. “Violência em Valéria e por toda a Bahia. Comércio fechando e comunidade assustada. Recorde em mortes violentas é o resultado de 16 anos de desgoverno do PT. A Polícia precisa de apoio, gestão e estrutura para combater o crime. Mas o PT não pensa assim. Quem sofre é o povo baiano”, acrescentou o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ontem, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Valéria por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Outros dois bairros da capital, que não foram divulgados, e a cidade de Lauro de Freitas também foram alvos da ação, segundo a Polícia Civil.

Do mês passado para cá, Roma tem feito críticas constantes ao PT e/ou ao governador Rui Costa no Twitter. O ministro da Cidadania atacou Rui também por “se apropria(r) dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) do Governo Federal sem dar o devido crédito”. Em seguida, afirmou que “entre os tantos fracassos do governo do PT na Bahia, destaquei hoje a falta de investimento no esporte. O governador requentou promessa, disse que iria investir no centro de boxe, promessa de quatro anos atrás, que ele não cumpriu”.

Roma também criticou o governador pelo “fracasso na compra da Sputnik V”. “Sputnik V, a vacina que foi sem nunca ter sido. Fracasso do PT da Bahia, que fez propaganda, falou, falou e agora saem de fininho e desistem. O fato é que quem tem disponibilizado vacina para nosso povo é o governo Jair Bolsonaro”, escreveu ele, na rede social.

“O governo do PT da Bahia diz que ‘a vacina salva os empregos’. Mais uma vez, pongam nas ações do governo Jair Bolsonaro e não dão o crédito. Esqueceram de dizer que os imunizantes são enviados pelo governo federal. Para ficar claro: a vacina do governo Jair Bolsonaro salva os empregos. Dizem ainda que ‘a Bahia investe na vacina’. Não procede. Todas as vacinas que vão para os estados são adquiridas pelo governo Jair Bolsonaro. Já o PT fracassou na compra da Sputnik V, a vacina que foi sem nunca ter sido. Só serviu para fazer propaganda. Neste caso das vacinas, estamos diante de dois modelos claros: o do governo do PT, que faz muita propaganda, mas não cuida das pessoas; e o do presidente Jair Bolsonaro, que vacina nosso povo e coloca o Brasil, inclusive, entre os países que mais aplicam imunizantes no mundo”, acrescentou. (Tribuna da Bahia)