Depois de uma temporada recheada de fiascos, que culminou com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória concedeu férias aos jogadores do elenco principal, que só retornarão aos trabalhos no dia 2 de janeiro, uma quarta-feira. O ano de 2018 foi marcado por fracassos. Na Copa do Nordeste, o Vitória acabou eliminado nas quartas de final pelo Sampaio Corrêa segundo o Bahia Notícias.

 

Já no Campeonato Baiano perdeu o título para o arquirrival Bahia segundo o Bahia Notícias. Pela Copa do Brasil, o Leão sucumbiu nas oitavas diante do Corinthians. Na temporada 2019, o primeiro compromisso oficial do Vitória será contra o CSA, no próximo dia 15 de janeiro, no Rei Pelé, estádio que fica em Alagoas pela fase de grupos da Copa do Nordeste.

 

Já no Baianão, o time rubro-negro estreia contra o Vitória da Conquista, em 24 de janeiro, no Barradão, em Salvador. O último jogo do Vitória foi no domingo (2), no Allianz Parque, em São Paulo (SP), contra o Palmeiras. Com o resultado, o Vitória fez sua pior campanha na era de pontos corridos, com apenas 37 pontos conquistados. O desempenho atual é inferior ao 2014, quando o time encerrou o certame daquele ano com 38 pontos.