Laranja — Foto: Reprodução

A Cromoterapia, prática terapêutica que utiliza as cores para restaurar o equilíbrio físico, emocional e energético do corpo, informa: o laranja será a cor de 2024. Já a numerologia acredita que esse ano que se avizinha vai ser rosa (leia mais abaixo).

Segundo o cromoterapeuta Valcapelli, as cores despertam novos sentimentos, novos impulsos e novas qualidades tanto para quem usa como para quem está ao redor. “O laranja favorece a motivação, o entusiasmo, a determinação, a coragem, o dinamismo. É uma cor que inspira a pessoa desde a entrada até o fim do ano. Será um aliado em 2024 para a realização de todos os objetivos.”

Valcapelli que também é psicólogo, escritor, metafísico e professor, deu aula na Cruz Vermelha e no Senac, explica que “o laranja estimula a pessoa a ser mais arrojada, destemida e ousada”.

“Ele traz inovações. Ajuda a tirar os projetos da gaveta e colocá-los em prática. No amor, favorece um diálogo mais aberto e sincero. As pessoas conseguem manifestar inseguranças e dificuldades. E isso estreita muito o relacionamento. Nas relações interpessoais, o laranja ajuda a pessoa a ser mais presente e participativa, inspira uma boa comunicação entre os amigos. No trabalho, a cor estimula a pessoa a se dedicar mais, a assumir responsabilidades e inovar. Despertar qualidades e talentos. É hora de pôr em prática todo projeto”, conclui Valcapelli.

Neste ano, cinco em cada dez brasileiros vão comprar uma roupa nova para passar a virada e vão gastar em média R$ 341. Os números são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Valcapelli diz que o ideal é a usar uma roupa com a cor laranja. “Mas a pessoa pode combinar diferentes tons e cores, ou mesmo usar apenas uma peça colorida e outra branca ou um acessório na cor desejada.”

Numerologia

Já para a Numerologia, a cor para 2024 será o rosa por causa do número 8, que vai reger o ano. É a soma dos números do ano novo: 2+0+2+4:8. A numeróloga Marcia Pugliesi explica que todos as cores têm uma frequência e uma vibração. “Quando eu falo do número 8, eu falo da energia do rosa”, diz. (Veja como calcular seu ano pessoal abaixo).

Marcia Pugliesi lembra que a cor é a combinação do vermelho, que é intenso, e do branco, que tem a energia de todas as cores. Segundo ela, é um momento ideal para o equilíbrio emocional e para as conquistas na área financeira. “O rosa tem um potencial muito grande. Ele simboliza o poder, os bons negócios, o comando. As pessoas que estiverem imbuídas de trabalhar e de focar vão ter excelentes resultados profissionais, materiais e financeiros. E isso abre portas para outras esferas da vida.”

A numeróloga explica que o número 8 é composto por dois círculos que traduzem a razão e a emoção. “O ano 8 será um ano com muito senso de justiça e de equilíbrio. É o equilíbrio da matéria e do espírito para sermos bons e justos com a gente e com os outros. Tem uma música da Rita Lee que ela diz: Por isso, não provoque. É cor de rosa choque.”

Marcia Pugliesi é formada em Direito e Psicopedagogia. É orientadora educacional, vocacional e comportamental e especializada em Terapia Humanista, Numerologia e Angeologia, Análise Transacional. A numeróloga afirmou que as pessoas podem ter um adereço, uma pedra ou usar uma roupa rosa para absorver a frequência da cor.

Como muitas pessoas não abrem mão do branco, ela sugere combinar as cores. “O branco é a reunião de todas as cores. Então tem a frequência de todas as cores. Mas nós podemos combinar a roupa branca com alguma peça rosa ou algum acessório rosa. Assim, estaremos vibrando a frequência do ano novo.”

Na Numerologia, o ano é um ciclo que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. “O ideal é que a gente possa fazer uma limpeza antes que o ano vire. Então é muito importante fechar o ciclo de uma forma positiva e estar preparado para abrir o novo ciclo com coisas boas, energias boas, bons pensamentos”, conclui Marcia Pugliesi.

Significados e propriedades das cores, conforme a cromoterapia

BRANCO
Leveza, transparência e pureza. As pessoas que optam pelo tradicional branco contam com os benefícios dessa cor. Suas propriedades são condizentes com o momento da virada, pois conspiram a favor do clima de renovação, sem levar para a próxima etapa o rancor e a angústia. Começar o ano de branco é iniciá-lo em paz.

AMARELO
Alegria e jovialidade. Cor da comunicação, o amarelo favorece o contato verbal com o grupo, intensificando o clima festivo da virada. Por causa da semelhança com o dourado, que simboliza riqueza, esta cor é conhecida como a cor que atrai dinheiro.

VERDE
Equilíbrio e bom senso. Evita a impulsividade e minimiza o estresse acumulado durante o ano. Esta cor favorece o contato com a natureza e torna os processos sincrônicos, em que tudo acontece no momento oportuno.

AZUL
Companheirismo e disposição para interagir com o grupo. Esta é a cor da sustentação interior, da confiança em si e da fé na vida. Ela intensifica a certeza de alcançar os objetivos propostos para o novo ciclo.

VERMELHO
Força de concretização e impulso para agir. Esta cor favorece a realização de projetos.

LARANJA
Favorece a motivação, o entusiasmo, a determinação, a coragem, o dinamismo. Usar o laranja no réveillon exige certa ousadia, por se tratar de tonalidades fortes, distantes das nuances claras tradicionalmente usadas nessa ocasião.

ROSA
Ternura e afetividade. Apesar de ter o vermelho em sua composição, esta é uma cor singela. Caso o seu objetivo para o próximo ano seja um relacionamento amoroso, use o rosa.

Fonte: Livro: Vivendo numa Boa – Valcapelli – Editora Vida & Consciência (2016)

Como calcular o seu ano pessoal

Todos nós temos um ano com uma energia pessoal que vai do dia do nosso aniversário, até 1 dia antes do próximo aniversário.

Marcia Pugliesi ensina como calcular seu ano pessoal: “Devemos somar o dia do nosso nascimento + o mês que nascemos + o ano do último aniversário. Devemos somar todos os números até ficar num dígito só do 1 ao 9, com exceção do 11 que não soma, pois é considerado um número mestre.

Exemplo:

  • 04 (dia) +
  • 09 (mês) +
  • 2023 (ano do último aniversário)
  • 04+09+2+0+2+3= 20=2+0= 2

Ano pessoal 2 que vai de 4.9.2023 a 3.9.2024

Outro exemplo:

  • 02 (dia) +
  • 12 (mês) +
  • 2022 (ano do último aniversario) =
  • 2+0+1+2+2+0+2+2= 11

Ano pessoal 11 que vai de 20.12.2022 a 19.12.2023

Como resultado devemos somar todos os dígitos até ficar num digito só do 1 ao 9. Com exceção do 11 que não soma, pois é considerado um número mestre.

ANO PESSOAL 1

Está no início de um novo ciclo de 9 anos. Período excelente para iniciar e começar tudo o que quiser. Novos caminhos se apresentam, novas possibilidades estão à disposição. Momento do start, do novo, das aberturas.

Evite a ansiedade, a irritação, o egocentrismo características negativas dessa vibração. Tudo o que começar conclua. Se perceber que não terá continuidade ou conclusão não comece.

ANO PESSOAL 2

Período para descansar, cooperar e tranquilizar. As parcerias, o outro se farão presente nessa frequência. Período de reavaliações, porém não mude nada drasticamente, pois o período exige leveza e adaptação. Atenção com a preguiça, a apatia e a postergação.

O que precisa ser feito faça. Não deixe para depois, o depois nesse período não existe.

ANO PESSOAL 3

Energia de crescimento, expansão e desenvolvimento. Tudo triplica nesse período. Falamos que é o fermento do bolo.

O lúdico deve fazer parte. Otimismo, alegria e expressão são os pontos positivos dessa energia. O vitimismo, a irresponsabilidade e o mi-mi-mi devem ficar longe.

ANO PESSOAL 4

Período excelente para estruturar e edificar. A organização e a disciplina são bem-vindas nesse período. O trabalho, mão na massa se faz presente e necessário. Evitar a rigidez, a crítica, autocrítica e as minúcias desnecessárias. Traçar metas e planejamentos terão bases sólidas e consolidadas nesse período.

ANO PESSOAL 5

Ano divisor de águas. As mudanças, o movimento são vibrações fortes desse período. Dançar conforme a música e ter jogo de cintura é aconselhável. Aproveite para adaptar-se as circunstâncias, ser versátil e aproveitar a energia dinâmica do período. Excelente para viagens. Evite os exageros, os extremos e os excessos pontos negativos dessa frequência.

ANO PESSOAL 6

Ano harmonioso, voltado para cuidar ensinar e ajudar. A família e o outro em geral serão pontos de atenção nesse período. Cuidar da casa, reformas e nova decoração trarão contentamento. Evitar o ciúme, evitar a possessividade, a manipulação, e até mesmo a vingança pois são pontos destrutivos dessa frequência.

ANO PESSOAL 7

Ano voltado para a espiritualidade independente de religião. Excelente período para cursos especializações, aprimoramentos. Tanto da sua área de atuação, ou aulas filosóficas, integrativas, quânticas para ampliar sua percepção. A qualidade em tudo tem que ser ponto forte, e não mais a quantidade. Intuição e conexão com algo Maior faz parte desse período. Evitar a introspecção, a tristeza e o isolamento. Natureza, pé descalço na terra, mato, mar, plantas são elementos bem-vindos nesse período.

ANO PESSOAL 8

Quem está num ano 8 estará de acordo com o ano Universal. Período excelente para colher os frutos materiais, profissionais e financeiros do que foi plantado nos 9 anos anteriores.

Evitar a frieza e a ganância é um alerta. A dica é trabalhar o equilíbrio da razão e da emoção, da matéria e do espírito. Sendo bom e justo com os outros sem se esquecer de ser bom e justo consigo mesmo.

ANO PESSOAL 9

Considerada a energia “irmã mais velha dos números” traz dentro de si a vibração de todos os números que o antecede. Do 1 ao 8.

Por isso o conhecimento, a sabedoria e a generosidade são pontos importantes desse período. Pode ser que apareçam cansaço e exaustão, pois é um fechamento de ciclo. São 9 anos sendo concluídos. Descanse o que precisar descansar, mas faça o que precisa ser feito.

*Não tem o 10

ANO PESSOAL 11

A energia da prosperidade, da abundância e da fluidez estarão presentes nesse período. Uma vibração “mestre”. Que simboliza Deus Pai, você e a divindade protegendo. Com os pés firmes na terra dimensão que vivemos e todo amparo celestial. Ligação matéria, espírito, pois somos seres espirituais que vivemos na matéria. Pegue as rédeas da vida nas mãos e direcione para o que precisa ser feito. Evite a procrastinação, a apatia, a preguiça, o postergar características de quando o 11 vira 2 por atitudes negativas.

Fonte: Marcia Pugliesi G1