ec vitoria

Léo Gamalho vem mostrando que ainda é especialista quando o assunto é marcar gols. Aos 37 anos, o experiente atacante é uma das principais referências ofensivas do Vitória, sendo o artilheiro do time nesta Série B. Mas seu poder de finalização chama a atenção para além do elenco rubro-negro.

Com oito gols marcados em 18 jogos, o camisa 9 também ostenta uma marca expressiva nesta Segundona: é o jogador que precisa de menos minutos para balançar as redes rivais. De acordo com o site Sofascore, especializado em estatísticas esportivas, Gamalho faz um gol a cada 156 minutos em campo.

O número é melhor do que outros nomes que estão no topo da artilharia do campeonato. Gustavo Coutinho, do Atlético-GO, é quem mais marcou nesta Série B, com 12 gols. Mas teve mais tempo para alcançar o número: atuou por 1.882 minutos até aqui, sendo titular em 25 partidas na competição. Desta forma, sua frequência de gols é de quase 157 minutos.

O segundo maior goleador do torneio é Vagner Love, do Sport, com 11 gols. Mas, com 27 jogos como titular, soma 2.343 minutos no gramado – assim, precisa de 213 minutos para balançar a rede. Fechando o top 3 da artilharia, está Erick, do Ceará, com 10 gols. Tem frequência ainda mais alta: necessita de 236 minutos para um gol. Ele esteve em campo em 29 confrontos (28 como titular), em um total de 2.277 minutos.

Já Léo Gamalho só defendeu o Vitória em 18 duelos, sendo 15 como titular. Vale lembrar que o atacante faz uma temporada marcada por alguns problemas médicos. Em janeiro, sofreu uma perfuração no braço ao se chocar com uma barreira fixa. Em maio, ficou fora de ação por torção no tornozelo.

O momento mais turbulento veio em junho, quando o centroavante foi diagnosticado com câncer de pele. Precisou passar por procedimento cirúrgico e foi ausência por cerca de 40 dias, perdendo sete jogos do Leão na Série B. Desde então, participou de quase todos os compromissos da equipe. Ao todo, Gamalho tem 1250 minutos em campo na competição. Apesar dos ótimos números, o camisa 9 não balança as redes rivais há quase um mês, quando deixou dois na vitória por 3×0 sobre o Avaí, no Barradão – Gegê marcou o terceiro.

Desde então, o atacante passou em branco nos triunfos por 2×0 sobre o Ituano (gols de Matheus Trindade e Iury Castilho), fora, e 1×0 sobre o Tombense (Matheusinho), em casa, assim como na derrota por 1×0 para o Criciúma. Ele terá uma nova chance de encerrar o jejum e voltar a marcar neste domingo (15). O Vitória recebe o Guarani no Barradão às 18h, pela 32ª rodada da Série B.

Frequência de gols em minutos:

  1. Léo Gamalho (Vitória): 156 minutos
  2. Gustavo Coutinho (Atlético-GO): 157 minutos
  3. Bruno Mendes (Guarani): 160 minutos
  4. Derek Freitas (Guarani): 187 minutos
  5. Daniel Amorim (Tombense): 190 minutos (Correio da Bahia)