Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente, se reuniram para indicar aliados como seus sucessores na presidência das duas Casa. As disputas pelos cargos, que só vão ocorrer no ano que vem, são uma maneira de manter o controle do Congresso no ano que vem.

De acordo com o jornal O Globo, Lira vem se movimentando para que o deputado federal baiano Elmar Nascimento (UB) seja o próximo presidente da Câmara. Já Pacheco tenta viabilizar o nome de Davi Alcolumbre (UB-AP) para o comando do Senado. Ainda segundo a publicação, a proximidade que Elmar e Alcolumbre proximidade com Pacheco e Lira é vista por aliados como um trunfo para ambos.

No entanto, adversários pela presidência das Casas acreditam que o apoio dos atuais ocupantes dos cargos basta para que eles possam sair vitoriosos das disputas. No Senado, Alcolumbre terá a concorrência de partidos como o PL, o MDB e o PSD, que pode indicar o senador baiano Ângelo Coronel para a eleição pela presidência do Senado.

Na Câmara, Elmar Nascimento tem a concorrência do outro baiano, o deputado Antônio Brito (PSD). O líder do PSD na Câmara vem tendo o seu nome cotado para concorrer a prefeitura de Salvador no ano que vem. No entanto, o presidente do partido na Bahia, o senador Otto Alencar, vem defendendo a retirada de Antônio Brito da disputa para focar na disputa pela presidência da Câmara. BNews