Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é o favorito nas intenções de voto para ganhar as eleições presidenciais de 2022, mas a diferença dele para o segundo candidato, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), teve queda considerável.

De acordo com um levantamento realizado de 3 a 8 de março pela Paraná Pesquisas e divulgado na quarta-feira (9), Lula possui 38,9% das intenções, contra 30,9% de Bolsonaro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-governador Ciro Gomes (PDT) aparecem tecnicamente empatados, com 7,4% e 6,8%, respectivamente. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estão com 2,2% e 1,3%, respectivamente.

Em um segundo cenário, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), no lugar de Leite, o petista tem 39% contra 31,1% do atual presidente. Já em um terceiro cenário de primeiro turno, com apenas cinco candidatos, Lula tem 39,5% contra 31,4% de Bolsonaro, a maior diferença. Moro teria 7,8, encostado em Ciro, com 7,2. Por último, Doria fica com 2,3%.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 46% contra 37,3% do atual mandatário. Pesquisa feita pelo mesmo instituto em fevereiro mostrava uma diferença de 14,4 pontos percentuais (48,8% a 34,4%). O levantamento foi feito entre os dias 3 e 8 de março em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal por meio de entrevistas pessoais presenciais.