Foto: Ricardo Stuckert

Em evento da Federação Única dos Petroleiros, Lula chamou o petrolão de “narrativa falaciosa” da imprensa. “Eles conseguiram construir na sociedade brasileira a ideia de que foi o roubo da Petrobras que permitiu a Petrobras ter prejuízo.” Ao lado de Gleisi Hoffmann, José Sérgio Gabrielli, Marcelo Freixo e Lindbergh Farias, Lula culpou a Lava Jato pela destruição da Petrobras e disse que é preciso acabar com a paridade internacional dos preços do petróleo.

O petista ainda afirmou que a esquerda precisa emplacar uma nova narrativa. “Toda vez que vão falar da Petrobras, eles dizem: ‘Tudo aconteceu por causa do roubo da Petrobras’. É engraçado, porque foi nesse governo, que eles dizem que roubava a Petrobras, que nós fizemos a mais importante capitalização da Petrobras, a mais importante descoberta de petróleo. Se a gente não conta essa narrativa, permanece a narrativa deles.”

Lula ainda comparou a Petrobras a Jesus Cristo. “Eu fico imaginando Jesus Cristo carregando aquela cruz. Quando você pergunta para o povo o que fazer com ele: ‘Manda crucificar’. Qual foi o mal que ele tinha feito? Ele defendia que as pessoas fossem tratadas com decência e com dignidade. E crucificaram. O que fizeram com a Petrobras foi isso.”