Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Lula (PT) fez uma série de elogios ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, na quinta-feira (4), durante um evento em Pernambuco, afirmando que ele é “como um primeiro-ministro” no governo. Ainda segundo Lula, ele montou “um conjunto muito competente” de ministros. A fala acontece em meio a investigação da Polícia Federal por supostas irregularidades de Rui a frente do governo da Bahia.

“Eu tenho um conjunto de ministros que é muito competente. Esse aqui, que é o chefe da Casa Civil, é como se fosse o primeiro-ministro Rui Costa. [Ele] foi governador da Bahia por 8 anos, foi chefe da Casa Civil, é o cara que mais atende [os governadores] com os pedidos lá em Brasília”, disse o presidente.

Rui Costa é investigado pela Polícia Federal por irregularidades em um contrato de R$ 48 milhões para a compra de respiradores na Bahia, durante a pandemia, enquanto ainda era governador. Segundo Cristiana Prestes Taddeo, que citou Rui em delação, a Polícia Civil da Bahia teria blindado o então governador do estado nos depoimentos que ela prestou sobre as fraudes.

Em um dos anexos, Taddeo afirma que os delegados que estavam à frente da investigação baiana recusaram-se a transcrever as critações ao nome de Rui Costa nos termos de documentos. Em nota, Rui Costa negou as acusações e afirmou que jamais tratou com intermediários sobre a compra de respiradores ou outro equipamento de saúde durante sua gestão como governador da Bahia. BNews