Fotos: Marcelo Camargo e Valter Campanato/Agência Brasil

A nova rodada da pesquisa encomendada pelo BTG Pactual, realizada pelo Instituto FSB, mostra a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuindo para o segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), em um provável segundo turno entre ambos nas eleições de outubro.

No início do mês, o petista marcou 54% das intenções de voto, enquanto o conservador apresentou 36%. Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27), Lula aparece com 52% e, Bolsonaro, 37%. Ainda em um provável segundo turno entre ambos, 5% optaram por não escolher nenhum dos dois, brancos e nulos marcaram 4% e 1% dos entrevistados não souberam responder.

A vantagem do petista no primeiro turno foi de 10 pontos percentuais para o adversário. No cenário estimulado, Lula aparece com 43%, enquanto Bolsonaro marca 33% das intenções de voto.

Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 8%. Simone Tebet apresentou um crescimento de 1% e agora marca 3% das intenções de voto. André Janones (Avante) e Pablo Marçal (PROS) aparecem tecnicamente empatados, com 2% e 1%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 24 a 26 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. Ela está registrada no TSE sob o número BR-05022/2022.