O Brasil registrou 53 mortes por febre amarela, de um total de 130 casos confirmados, no período de julho de 2017 a janeiro deste ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O índice de letalidade da doença está em 40,8%, número maior do que os 33% registrados entre julho de 2016 e janeiro de 2017.

 

Os dados foram divulgados na última quarta-feira (24), durante videoconferência entre o ministério e representantes estaduais e municipais de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, onde serão realizadas campanhas de vacinação com uso de doses fracionadas de acordo com informações do Correio Braziliense.

 

A meta é vacinar 95% de 23,8 milhões de pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, para intensificar a imunização, as doses serão fracionadas para alguns públicos em áreas populosas com risco de expansão da doença. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que a situação está sob controle e que a quantidade de vacina é suficiente para toda a população.

 

“A letalidade média é equivalente em todos os estados. Se você acompanhar, a curva de 2017 é igual. Temos o mesmo comportamento, mas, este ano, com menos casos e menos óbitos, embora a população afetada seja muito maior do que a do ano passado” comentou sobre o aumento da circulação do vírus. Desde 2017, foram encaminhadas 57,4 milhões de doses da vacina aos estados.