Para a maioria da população brasileira, o governo deveria extinguir os cargos de vice-prefeito, vice-governador e vice-presidente. Essa é a opinião de 53,4% dos 2.184 brasileiros ouvidos pelo instituto Paraná Pesquisas. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 20 de julho, em 170 municípios, e divulgado no último sábado (27).
Com grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2%, a pesquisa aponta que 41% dos entrevistados são contrários à extinção dos postos. Outros 5,6% não opinaram ou não responderam. Um detalhamento mostra ainda que a sugestão é apoiada, de forma majoritária, por homens e por mulheres, em todas as faixas etárias estipuladas pela pesquisa, em todos os níveis de escolaridade e também em todas as regiões do país.
MUDANÇA
Ao que se sabe, não há nenhum projeto em trâmite ou discussão que aborde o assunto. Mas ao menos o cargo de vice-presidente já foi extinto duas vezes. De acordo com o site da Câmara dos Deputados, a primeira vez ocorreu em 1934 com a promulgação da Carta Magna. Depois, o posto foi restabelecido pela Constituição Federal de 1946. Quinze anos depois, o cargo voltou a ser extinto e em 1967 foi mais uma vez restaurado. Bahia Notícias