Agência Brasil

Mais da metade dos baianos acreditam que as pessoas mais jovens já podem retornar ao trabalho me meio à pandemia do novo coronavírus, desde que usem máscaras para a proteção. A opinião da população baiana quanto ao retorno ao trabalho com a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi questionada durante levantamento do Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias. O índice dos que concordam que os jovens retornem às suas atividades foi de 58,8%.

Em segundo lugar, com um índice de 36,9%, aparecem aqueles que acreditam que todas as pessoas devem continuar em casa. Desde o início dos casos na Bahia a secretaria da Saúde (Sesab) tem orientado que as pessoas fiquem em casa e saiam apenas para atividades essenciais. O objetivo é evitar a propagação do vírus e evitar a saturação do sistema de saúde do estado. Outros 4,5% não opinaram.

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.016 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 184 municípios entre os dias 25 e 28 de maio de 2020. O nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.