Há dois meses a nova Carteira de Identidade começou a ser emitida na Bahia. Até agora, 42.201 baianos já fizeram o documento. Atualmente, 38 postos estão oferecendo o serviço, o que inclui todas as unidades do SAC em Salvador e cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras. O prazo para fazer a troca termina em 2032.
Os dados foram apresentados durante um balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizado na segunda-feira (16). “Nosso planejamento é expandir e avançar. Todos têm direito a primeira versão gratuita. A nova carteira confere mais segurança ao cidadão. Antes, era possível que uma pessoa tivesse uma identidade diferente em casa estado. A nova carteira traz como único número o CPF e cada cidadão só tem um CPF, então, só poderá ter uma identidade”, afirmou a diretora do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira.
Ela disse ainda que a frota do departamento recebeu dez novos rabecões, dois ficarão na capital e oito seguirão para o interior, o que deve reduzir o tempo de resposta para as ocorrências. O DPT recebeu dois novos equipamentos para exames de alcoolemia e fará a formatura de mais 500 peritos criminais. Ela comentou sobre a importância da nova identidade.