O Ministério da Saúde informou que até as 18h desta última quinta-feira (13), 6.634 profissionais médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos. O prazo para que formados no exterior declarem interesse em participar do programa termina nesta sexta-feira (14). Para esses profissionais, o governo federal exige uma lista com 17 documentos.

 

Entre os documentos, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação. Com essa medida, poderão ser contratados médicos que não fizeram o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida.

 

O chamado para médicos no exterior é a segunda fase da seleção de médicos para substituir os cubanos que deixaram o programa. De acordo com o governo de Cuba, nesta quinta chegou ao país o último grupo de médicos que ainda atuava no Brasil. O ministério divulgou ainda um balanço da primeira fase do edital, na qual a pasta buscava preencher 8.517 vagas com profissionais com registro. Veja abaixo o cronograma da 2ª etapa de seleção.

 

Até agora, 5.352 médicos compareceram ou iniciaram as atividades nas localidades. O índice representa 62% de ocupação efetiva das vagas. Os profissionais têm até esta sexta-feira (14) para apresentação nas cidades selecionadas.

 

Dia 14 – Último dia para os profissionais com registro no país inscritos no primeiro edital se apresentarem nos municípios
Dia 17– Será feito um balanço das vagas disponíveis, o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura
Dia 18 e 19 – Os profissionais com registro no país terão nova oportunidade para se inscrever no programa e escolher os municípios disponíveis.
Dias 20 a 22 – Os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no país que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes
Dias 26 a 28 – Os estrangeiros formados no exterior e sem registro no país, que tenham a inscrição previamente validada, poderão escolher as vagas remanescentes