Foto: Bruno Arndt

As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste chegaram à cidade de Maraú, no baixo sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (23). Com a atualização, sobe para 13 o número de municípios baianos contaminados com a substância. O estado está em situação de emergência.

Além de Maraú, há registro de manchas de óleo em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Conde, Mata de São João, Jandaíra, Entre Rios, Itacaré, Vera Cruz, Itaparica, Esplanada e Cairu, que foi atingida na terça-feira (22).

Em Maraú, de acordo com a Secretaria de Pesca e Meio Ambiente, foram registrados pequenos fragmentos do óleo na praia de Três Coqueiros. Agentes do órgão e moradores voluntários trabalham no local para a remoção da substância.

Além da praia, outras localidades do município seguem sob monitoramento, segundo a Secretaria. Ainda não há detalhes sobre o volume coletado na cidade.

As praias do município estão entre os principais pontos turísticos do estado, assim como as localidades de Morro de São Paulo, Boipeba e Garapuá – compostas por praias e mangue, que ficam na cidade de Cairu e foram afetadas pelo problema. Mais de 1 tonelada de óleo já foi recolhida das praias.

Na terça-feira, as praias contaminadas na cidade chegaram a ser interditadas durante a manhã. Em seguida, elas foram liberadas, com restrição para banho. Nesta quarta-feira, segundo a prefeitura, foram encontrados fragmentos em apenas uma das áreas, porém, a restrição segue vigente para todas.

Barreiras com redes foram instaladas em alguns pontos de Morro de São Paulo para barrar as manchas de óleo. Voluntários e servidores da prefeitura trabalham na região. Em Salvador, ao menos 11 praias foram atingidas.

A maioria delas, segundo a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), não tem registro de óleo desde a sexta-feira (18). Na praia de Itapuã, porém, algumas manchas foram localizadas na manhã desta quarta.

Manchas de óleo coletadas em Morro de São Paulo, na Bahia — Foto: Bruno Arndt