Agência Brasil

Marina Silva, da Rede, é a “vice dos sonhos” de Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, segundo integrantes da campanha pedetista.

Mas há empecilhos a essa costura: o primeiro deles é a presença do marqueteiro João Santana na campanha de Ciro. Santana foi o responsável pela campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2014; na ocasião, Marina também concorria à Presidência. Ela atribui a derrota a ataques espalhados por Santana, como dizer que Marina era candidata das banqueiros.

Formalmente, a aliança também teria dificuldade porque parte da Rede está alinhada ao ex-presidente Lula, como o senador Randolfe Rodrigues. Rede e PSOL negociam uma federação, o que dificultaria ainda mais a aproximação da Rede com os pedetistas.

No PDT, o que se espera é que a Rede libere seus integrantes a apoiar quem quiser. Neste caso, Heloisa Helena e Marina Silva ficariam livres para apoiar Ciro, e Randolfe, Lula.

Nesta terça (8), Ciro postou no Twitter duas fotos com Marina Silva, a quem chamou de “companheiro fiel na luta do povo” e “uma das figuras mais competentes, lúcidas e honestas” que já conheceu. Por Julia Duailibi/G1