EC Vitória

O gol foi uma posição de alta rotatividade no Vitória em 2019. Caíque, Ronaldo, João Gabriel e Lucas Arcanjo defenderam a meta rubro-negra até a pausa para a Copa América 2019. Após a intertemporada, no entanto, somente um nome atuou entre as traves da equipe baiana. Contratado em junho, Martín Rodríguez virou titular e está a apenas um jogo de igualar a maior sequência de um goleiro no time nesta temporada.

Até então, Ronaldo era o goleiro que mais havia atuado no ano e também o que manteve por mais tempo o posto de titular. Entre fevereiro e março, ele disputou oito partidas seguidas. A sequência teve início no jogo contra o Moto Club, pela Copa do Brasil, e se alongou até o Vitória ter pela frente o Fluminense de Feira, na última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano.

Logo após a participação rubro-negra no estadual, João Gabriel, então recuperado de cirurgia no joelho, ganhou a titularidade. Mas a participação do goleiro na equipe principal foi curta, durou apenas três jogos em sequência.

Com a eliminação do Vitória no regional, Caíque virou titular. E, assim como seu antecessor, ficou pouco tempo entre os 11 iniciais. Com três partidas pela Série B, o goleiro criado na Toca do Leão, falhou e foi afastado do elenco. Atualmente, joga pelo time sub-23 no Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

Número de jogos dos goleiros do Vitória em 2019

Goleiro Jogos Maior sequência no time titular Gols sofridos
Ronaldo 16 8 24
João Gabriel 3 3 5
Caíque 7 3 12
Lucas Arcanjo 1 1 3
Martín Rodríguez 7 7 7

Lucas Arcanjo disputou apenas um jogo com a camisa rubro-negra. Foi logo após o afastamento de Caíque, na derrota por 3 a 1 para o São Bento, no Barradão. Depois do revés, Ronaldo voltou a ganhar oportunidades e atuou em quatro jogos até a paralisação do calendário para a realização da Copa América 2019.

A sequência de Martín Rodríguez no gol do Vitória teve início diante do Cuiabá, no primeiro jogo pós-Copa América. O goleiro também esteve em campo nas partidas contra Criciúma, Londrina, Ponte Preta, Figueirense, Brasil de Pelotas e Paraná.

Nas sete partidas em que esteve em campo, Martín Rodríguez sofreu sete gols, média de um por jogo. Ronaldo atuou 16 vezes e foi vazado em 24 oportunidades, média de 1,5 gol por jogo. Já Caíque tem média de 1,7 gol sofrido por jogo, com sete partidas no time principal e 12 gols.

Martín Rodríguez deve igualar a maior sequência a temporada, hoje pertencente a Ronaldo, neste domingo, quando o Vitória enfrenta o CRB, no estádio Rei Pelé, em Alagoas. A partida, válida pela 16ª rodada da Série B, está marcada para 16h (de Brasília). Globoesporte