A prefeitura de Mata de São João, município na região metropolitana de Salvador, liberou temporariamente o uso de máscaras em ambientes abertos, conforme publicação no Diário Oficial do Município, na quarta-feira (3). Esse é o terceiro município do estado que adota a medida. Nos espaços fechados, a obrigatoriedade da proteção facial continua valendo.

Em Mata de São João está localizado o distrito de Praia do Forte, um dos principais destinos turísticos do litoral norte baiano, que reúne milhares de turistas durante o verão no estado. Sobre a liberação, a prefeitura detalhou que é válida, inicialmente, por uma semana, até a próxima quinta-feira (11).

No decreto, o município também aumentou o número de pessoas nos eventos. Saiu de 1,1 mil para 3 mil participantes. A permissão vale para eventos com venda de ingressos, festas de casamento, congressos corporativos, feiras, atos religiosos, além de eventos urbanos e rurais.

A flexibilização das medidas é justificada pela gestão municpal com o avanço da vacinação no município e a melhora nos indicadores da Covid-19, como ocupação de leitos de UTI, média móvel de novos casos e taxa de transmissão do novo Coronavírus.

De acordo com o boletim da prefeitura sobre a Covid-19 no município, divulgado na quarta-feira (3), Mata de São João contabilizou dois novos casos da doença na cidade. Dos 11.399 notificados no município desde o início da pandemia, 4.189 estão recuperados, 35 em monitoramento, três em tratamento e 60 pessoas morreram. Ninguém está internado por causa da Covid-19. G1