O ator Mateus Solano, intérprete do inesquecível vilão Félix, de “Amor à Vida”, causou polêmica ao tentar explicar o motivo que faz o público gostar tanto de antagonistas de novela. Durante um evento em homenagem a vilões da TV na CCXP 2019, Solano disparou: “Só olhar pro nosso governo que a gente vê que os brasileiros gostam de um vilão. E não é de hoje”, disse o ator, sendo efusivamente aplaudido pela plateia. 

Para Mateus Solano, os vilões também representam os desejos mais profundos, as maldades que as pessoas não podem fazer na vida real, mas que adoram se deliciar vendo um personagem fazer na ficção. Embora sejam adorados pelos telespectadores, os atores contaram que, vez ou outra, eles eram abordados por pessoas na rua mais agressivas que contestavam os papéis que eles exerciam na TV.

Solano lembrou que quando Felix começava a pagar pelos seus erros em “Amor à Vida” (Globo, 2013), um homem o interpelou pouco depois de uma gravação na rua, com muita raiva. “Ele falou: ‘Você está vendo, você está pagando por tudo que fez.’ Eu já estava gravando há muito tempo, aquilo me pegou muito forte. Eu fui para o camarim e chorei copiosamente”, disse.