Reprodução

O setor de hotelaria da Bahia tem expectativa de aumento no número de turistas mesmo sem a realização do carnaval 2022. A folia aconteceria entre 24 de fevereiro e 1º de março, mas foi suspensa por causa da pandemia de Covid-19 e o surto de gripe no estado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), locais como Mata de São João, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina devem atingir 100% de ocupação.

A ABIH estima que, em Salvador, a ocupação gire em torno de 80% no período em que aconteceria a folia de Momo. Luciano Lopes, presidente da entidade, disse que a chegada do verão, por si só, já é um apelo para o turismo na Bahia. E mesmo com as restrições necessárias por causa da pandemia, os dados atuais são um motivo para comemorar.

“Para o período que a gente está passando, com a pandemia e sem o carnaval, é um número bastante significativo. Salvador tem sido muito procurada no verão. Esse é um número que poderia ser melhor caso tivesse a festa. Mas esse patamar de 75% a 80% é um número bastante significativo”, avaliou.

No ano passado, o turismo na Bahia registrou 41% de alta, o melhor desempenho entre os estados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo ritmo, a Agência Brasileira de Viagens da Bahia tem boas projeções para este ano.

“Acredito que seja um pouco melhor que o ano passado porque a gente vem de uma demanda crescente. Seguindo os protocolos de saúde, que foram determinados pelo governo, as pessoas perderam um pouquinho o medo de viajar. Este ano, como a demanda vem crescendo em relação ao ano passado, acho que vai ser um pouco melhor”, disse Jean Paul, presidente da entidade.

Em Ilhéus, no sul do estado, os 75 hotéis e pousadas registrados pela ABIH se preparam para receber os turistas e a expectativa é que os números alcancem os mesmos 80% previstos em Salvador. “As reservas estão acontecendo. Estamos com praticamente 50% e, durante a semana, provavelmente chegaremos a 80%. Fora as pessoas que chegam de última hora e procuram hotel no mesmo dia”, disse Átila Eiras, dirigente da Associação de Turismo da cidade. G1