O Brasil faz um alerta para a vacinação contra doenças que já foram erradicadas no mundo. Para o Dia Mundial da Saúde, celebrado neste último domingo (7), escolheu “imunização e vacinação” como tema.

A escolha do tema é devido ao registro do reaparecimento de doenças como o sarampo, que já estavam eliminadas do país. Em 2003, a vacinação contra a doença atingiu 95% da população. No entanto, esse número veio caindo ano após ano, e em 2018 foi de 80%.

A vacina é oferecida gratuitamente nas mais de 36 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. Para isso, basta comparecer com o cartão de vacinação em mãos. Em caso de perda do cartão, a pessoa deve comparecer a um posto de saúde para resgatar seu histórico e refazer a caderneta.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente 19 vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação, protegendo contra 18 doenças imunopreveníveis cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

São vacinas que contemplam crianças, adolescentes, idosos, gestantes e povos indígenas. Por ano, o Ministério da Saúde aplica mais de 300 milhões de doses de vacinas na população brasileira.