Agência Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) deve apresentar na semana de 21 a 25 de setembro a denúncia contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das rachadinhas em seu gabinete na época em que era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o parlamentar será acusado formalmente na Justiça pelos crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Iniclamente, o MP-RJ pretendia aguardar o resultado do recurso do órgão ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o foro privilegiado concedido a Flávio pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Como ainda não se tem decisão final, houve a avaliação de que apresentar a denúncia não mudará o andamento do caso e os atos praticados na ação continuam válidos.

Ainda segundo a publicação, outro fator considerado para que a acusação seja oferecida ainda neste mês é a eleição do próximo procurador-geral de Justiça do Estado, que acontece no fim do ano. Integrantes do MP do Rio avaliam que o processo de Flávio Bolsonaro está se refletindo na eleição interna. O grupo entende que a denúncia pode ajudar a separar os temas. Nas últimas semanas, aumentaram as especulações de que o governo Bolsonaro estaria interferindo na escolha do próximo chefe do órgão para beneficar o filho e a família em investigações que correm no MP.