O Ministério Público da Bahia (MP-BA) irá realizar uma perícia própria na barragem do Quati, que rompeu na quinta-feira (11), e em outros barramentos que ficam acima da estrutura. A perícia ainda irá investigar os impactos que ocorreram com o rompimento. Com a medida, o MP-BA tem o objetivo de monitorar e fiscalizar outras barragens para identificar possíveis novos riscos de rompimentos ou quaisquer outros incidentes.

O Ministério Público abriu um inquérito civil para investigar o incidente. O MP acompanhou os órgãos que atuaram na cidade após o ocorrido e identificaram que eles agiram de maneira correta em relação às medidas de urgência.

“Estão sendo adotadas as medidas de segurança da população, como isolamento das áreas de risco, apoio para a população que sofreu esses impactos. O resgate da fauna também está sendo realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Também estão sendo feitos cadastramentos das famílias atingidas, além do monitoramento de toda a situação”, afirmou a promotora Luciana Khoury.

Ela ainda destacou a medida da prefeitura de doar um terreno para assegurar a construção de casas para atender as famílias que ficaram desabrigadas. “As prefeituras estão empenhadas e em constante apoio à população, a Defesa Civil do estado está fazendo um trabalho de acompanhamento permanente, o Corpo de Bombeiros também, além do apoio da Polícia Militar inclusive do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia”, destacou a promotora. Correio da Bahia