O Ministério da Saúde emitiu nesta última quinta-feira (14) um comunicado no qual recomenda a vacinação contra febre amarela para pessoas viajarão para estados do Sul e Sudeste brasileiros. O alerta está relacionado ao registro de circulação do vírus nas regiões.

Dados do último boletim epidemiológico apontam que, entre julho de 2018 e 7 de fevereiro de 2019, foram confirmados 37 casos da doença, dos quais nove morreram. No total, foram registradas 834 notificações, segundo que 679 foram descartados, 118 permanecem em investigação.

Os estados que apresentaram casos confirmados foram São Paulo (35) e Paraná (2). A maior parte ocorreu na região do Vale do Ribeira (litoral sul de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná). Todos os óbitos aconteceram em São Paulo, nos municípios de Caraguatatuba (1), Iporanga (2), Eldorado (3), Jacupiranga (1) e Sete Barras (1).

Nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que estrangeiros se vacinem contra febre amarela antes de visitar áreas de risco de contaminação pelo vírus. Foram listados 20 estados brasileiros e o Distrito Federal.