gov

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, é um dos integrantes da Esplanada dos Ministérios que mais teve acesso ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-governador da Bahia só teve menos reuniões com o chefe do Executivo federal que o comandante da pasta das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. As informações são da agência Fiquem Sabendo (FS), com dados da Agenda Transparente, a pedido do site Metrópoles.

De acordo com o levantamento, Padilha devem 119 reuniões com Lula. Em seguida, aparece Rui Costa, com 117. Completam o “top 5”, Paulo Pimenta (Secom), com 81 reuniões; Fernando Haddad (Fazenda), com 75; e Márcio Macêdo (Secretaria Geral), com 49.

Por outro lado, Celso Sabino (Turismo), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Juscelino Filho (Comunicações), André de Paula (Pesca), e Anielle Franco (Igualdade Racial) não tiveram nem cinco encontros com Lula ao longo de 2023.

O levantamento mostra ainda uma predominância de homens entre os primeiros colocados do ranking de reuniões com o presidente. Os ministros do gênero masculino ocupam as dez primeiras colocações da relação. A primeira mulher na lista é Esther Dweck, da Gestão e Inovação, que teve 27 encontros com Lula. BNews