O período de suspensão das cirurgias eletivas nas Santas Casas baianas pode estar perto do fim. Desde dezembro, o serviço foi suspenso por falta de repasses para a manutenção das unidades de saúde e pagamento dos profissionais. Mas, de acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, o Ministério da Saúde vai recriar a linha de financiamento.

“Eu tenho o compromisso do ministro [Luiz Henrique Mandetta] de, na próxima quinta-feira (14), na comissão de intergestores tripartites, anunciar a retomada das cirurgias eletivas”, afirmou o titular da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao Bahia Notícias. Ele acrescenta que vai participar do encontro, que será realizado em Brasília.

A Secretária da Saúde disse as cirurgias eletivas eram custeadas com o contrato de R$ 3,362 milhões, mantido com o governo federal. Dessa forma, eles ressaltaram que, assim que os recursos voltassem a ser pagos, com “liberação orçamentária para o exercício de 2019”, os procedimentos seriam autorizados.

Diante da crise financeira enfrentada pela Santa Casa de Valença, a realização de cirurgias eletivas foi suspensa em janeiro deste ano. Por meio de uma postagem no Facebook, a gestão da entidade disse que foi informada sobre a suspensão pela Secretaria da Saúde do Estado. A Sesab explicou que mantinha um contrato de R$ 3,362 milhões para que a unidade de saúde realizasse os procedimentos, mas o repasse era feito pelo governo federal, que encerrou o contrato.