Parte da Igreja Matriz de Monte Santo, no sertão baiano, que foi atingida por um incêndio na madrugada deste sábado (20), corre risco de desabar por conta dos danos provocados pelas chamas. Segundo o Diácono Albeci Vieira, que está prestes a se tornar padre e vive na casa paroquial ao lado da igreja, uma grande rachadura se formou no fundo da igreja durante o incêndio.

As causas ainda são desconhecidas. A polícia técnica realizou uma perícia neste sábado, mas o resultado dos trabalhos só serão divulgados nos próximos dias. A missa deste Sábado de Aleluia (20) foi realizada à noite na praça central da cidade, ao lado da igreja.

O Diácono conta que a população do município, localizado no Nordeste da Bahia, participou em massa da celebração, marcada pela emoção. “As pessoas estavam bem chorosas. É uma perda muito grande para a comunidade de Monte Santo”, disse.

Na homilia, ele falou sobre o incêndio. “Se Cristo venceu a morte, o que é uma reforma, uma restauração? Assim como aquelas chamas consumiram a igreja, que nosso coração tivesse uma chama ainda maior de fé, esperança, próprio do povo nordestino. Lembrava eles isso, nesse tempo da Páscoa”, contou.

Enquanto isso, a comunidade da igreja leva à frente uma campanha para arrecadar fundos destinados à restauração da igreja. Boa parte das imagens sacras foram salvas pela população, que arrombaram porta da frente e se arriscaram para resgatar as peças, mas outras foram perdidas.

“As que estavam na sacristia foram consumidas, eram mais umas três. Eram imagens tombadas, do século XIX”, afirmou. O incêndio atingiu a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus por volta das 3h da madrugada e consumiu metade da igreja que foi construída em 1927.

De acordo com informações do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ordem Pública, Zeliomar Almeida, os moradores apagaram as chamas já que não há Corpo de Bombeiros na cidade. Foram usados oito carros-pipa.

“Os voluntários e pessoas do gruop de teatro atuaram no início do incêndio com a retirada de bancos de madeira e imagens sacras. O fogo atingiu a sacristia, cortinas e o teto da igreja. Parte do material litúrgico foi destruído. O altar também foi atingido pelo fogo, mas mesmo assim a imagem de Jesus Cristo e de São José ficaram intactas às chamas”, afirma Zeliomar.

Não tinha ninguém no templo religioso quando o incêndio começou. Segundo o secretário, quando o fogo foi controlado, parte da igreja já havia sido destruída. Os bombeiros – que vieram da cidade de Senhor do Bonfim – chegaram por volta das 7h30 deste sábado e fazem o rescaldo do incêndio para evitar que o fogo recomece..

A casa paroquial, onde mora o padre, fica ao lado da igreja, mas não foi atingida. Na noite de sexta-feira (19), houve atividade religiosa no templo por causa das celebrações da Semana Santa. O caso será investigado pela polícia civil da cidade. Correio da Bahia