Mais de 15 mil eleitores de João Dourado, no centro-norte da Bahia, irão retornar às urnas no domingo (7) para escolha do prefeito e vice-prefeito. O pleito ocorrerá das 7h às 17h. A eleição suplementar foi convocada depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter o indeferimento das candidaturas de Diamérson Costa Cardoso Dourado e de Rita de Cássia Amorim do Amaral, eleitos em 2020 para os cargos de prefeito e vice-prefeita, respectivamente.

A decisão do TSE levou em consideração aspectos de inelegibilidade da candidata a vice-prefeita, que teve repercussão na chapa para os cargos, o que impedia a diplomação dos candidatos. A diplomação deverá ocorrer até o dia 22 de novembro.

A eleição será disputada por duas chapas: “Agora é com mais força” (PL, PSB, PC do B), com Diamérson Costa Cardoso Dourado, para a vaga de prefeito, e Clévia Santiago Silva Conceição, para vice-prefeita; e João Dourado para todos (PT, PSD), com Abimael Dourado Lima Júnior, para prefeito, e João Nogueira Ferreira, na vaga de vice-prefeito.

Durante a eleição suplementar serão mantidos os protocolos previstos no Plano de Segurança Sanitária contra a Covid-19. Os eleitores devem máscaras e higienizar as mãos antes e depois da votação. Aos mesários e demais envolvidos no pleito, serão disponibilizadas máscaras, face shield e álcool em gel. O distanciamento físico também deverá ser mantido. Cada seção de votação deverá ainda contar com álcool em gel para uso dos cidadãos.