Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O Senado aprovou o nome de Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quarta-feira (13). A indicação de Dino foi aprovada com 47 votos favoráveis e 31 contrários. Veja, a seguir, a repercussão da aprovação.

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente da República

“Parabenizo o ministro Flávio Dino e o Dr. Paulo Gonet pela confirmação, por parte do Senado, de seus nomes para o STF e para o comando da PGR. Homens de inquestionável conhecimento jurídico, farão um grande trabalho na defesa de nosso Estado Democrático de Direito, garantindo a estabilidade de instituições construídas com tanto esforço pelo povo brasileiro e seus representantes.”

  • Alexandre de Moraes, ministro do STF

“Parabéns ao Senado Federal. Nossos Poderes e Instituições saem fortalecidos com a aprovação do Ministro Flávio Dino para o STF e do prof. Paulo Gonet para PGR. Coragem, Seriedade, competência e lealdade institucional caracterizam esses dois grandes homens públicos do Brasil.”

  • Rui Costa, ministro da Casa Civil

“Parabéns ao novo ministro do STF! A trajetória e a competência de Flávio Dino serão uma grande contribuição ao Tribunal. Desejo sucesso ao amigo, aprovado hoje em sabatina no Senado, que com certeza continuará atuando para fortalecer a Justiça e o ambiente democrático no Brasil.”

  • Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas

“Parabéns ao amigo Flávio Dino por seu desempenho na sabatina no Senado e aprovação como Ministro do STF. Ganha o Brasil! Que você desempenhe sempre um trabalho justo, honesto e bondoso com o povo brasileiro, como é caraterística de sua trajetória. Boa sorte!”

  • Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais

“Parabéns ao Flávio Dino pela aprovação como ministro do STF! Sua trajetória exemplar e compromisso com a justiça são admiráveis. Que sua atuação no Supremo fortaleça ainda mais a democracia e os direitos fundamentais.”

  • Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial

“Aprovada a indicação do Flávio Dino ao STF. Desejo boa sorte e tenho convicção que Dino fará um trabalho em defesa do que temos de tão precioso: nossa democracia!”

  • Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social

“Parabéns ao mais novo ministro do STF, Flávio Dino, por sua aprovação e desempenho hoje na sabatina do Senado. Professor Dino enriqueceu o debate democrático com seu notável saber jurídico. O STF ganha um nome ético e com experiência excepcional na magistratura, no legislativo e no executivo.”

  • Renan Filho, ministro dos Transportes

“Parabenizo o novo ministro do STF Flávio Dino pela chegada à Suprema Corte do país. Estou certo de que seu saber jurídico, sua firmeza e sua honestidade farão a diferença no fortalecimento da nossa democracia e na justiça brasileira.”

  • Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania

“Parabéns ministro Flávio Dino. Agora, ministro do Supremo Tribunal Federal.”

  • Marcio Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

“O Senado Federal acaba de aprovar Flávio Dino como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo ministro do STF tem um currículo e um histórico de defesa do estado democrático de direito, além do notório saber jurídico.”

  • Sen. Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso

“O Brasil sai vitorioso com um novo ministro que trabalhará pelo fortalecimento da nossa democracia e pela defesa dos direitos fundamentais! Seu notável saber jurídico ficou mais do que comprovado na sabatina de hoje. O Judiciário ganha de volta um dos grandes! Parabéns, ministro!”

  • Jaques Wagner, líder do governo no Senado

“Parabenizo Flávio Dino pela aprovação, no Senado Federal, de seu nome para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A acertada decisão premia uma carreira de sucesso como juiz, deputado, governador e ministro da Justiça.”

  • Augusto Aras, ex-procurador-geral da República

“Felicito S. Exas., Dr. Paulo Gonet e Dr. Flávio Dino, novos PGR e Ministro do STF! Reitero os votos de êxito que expressei a ambos quando foram indicados pelo eminente Presidente da República, assim como a certeza de que farão o melhor pelo futuro do Brasil!”

  • Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente do PT

“Parabéns, ministro Flávio Dino. O Supremo Tribunal Federal e o Brasil ganham muito com a aprovação de seu nome pelo Senado esta noite. Foi uma indicação muito feliz do presidente Lula, referenciada em sua trajetória plena de méritos. Juiz, deputado, governador, senador eleito e ministro da Justiça que teve atuação firme frente a uma das mais dramáticas ameaças à democracia na História do país. A Constituição e os direitos que ela garante ganharam um grande defensor no STF.”

  • Gilmar Mendes, ministro do STF

“Felicito Flávio Dino e Paulo Gonet pela confirmação de suas indicações junto ao Senado Federal. Estou certo de que ambos honrarão o Judiciário e o Ministério Público nacionais, atuando com serenidade e desassombro a serviço da Constituição Federal. A democracia brasileira celebra com entusiasmo as aprovações ocorridas nesta noite. Parabéns!” G1