Foto: GUTO HONJO/ PASCOM ARQUIDIOCESE DE LONDRINA

Morreu, aos 89 anos, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de Salvador. A informação foi divulgada neste sábado (26) pela Arquidiocese de Salvador.

Segundo a Arquidiocese de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo morreu em Londrina, no Paraná, onde morava. A causa da morte não foi detalhada.

Dom Geraldo Majella Agnelo leu a carta apostólica na beatificação de Santa Dulce, em 2011, e foi responsável por escrever a oração da santa.

O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, em janeiro de 1999. A posse ocorreu no dia 11 de março do mesmo ano.

Em maio de 2001 foi nomeado membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja e eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dois anos depois.

Dom Geraldo teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, em 2011, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador. Em 2014, por um desejo seu, passou a morar em Londrina.

A Arquidiocese do Paraná informou que ele será velado na Catedral Municipal de Londrina às 8h de segunda-feira (28) e sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana, às 12h.

Dom Geraldo prestou um “serviço valioso”, comenta arcebispo de Salvador
Em vídeo publicado nas redes sociais, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, lamentou a morte de Dom Geraldo e sinalizou que ele prestou um “serviço valioso” enquanto esteve na Bahia e em postos de liderança como na CNBB.

Dom Sérgio destacou que um dos principais serviços de Dom Geraldo foi a fundação da Pastoral da Criança.

“Damos graças a Deus pelo jeito simples, fraterno, bondoso e delicado do nosso querido Dom Geraldo. Devemos muito a ele”, completou. G1